Thumbnail
2016-06-15 10:23:03

3 dicas para garantir a indenização do seguro residencial

Esteja preparado caso precise acionar o seguro da sua casa

O seguro residencial tem a melhor relação custo e benefício entre todos os seguros de bens. Por um preço relativamente baixo, ele protege o que, para a maioria dos brasileiros, é o maior patrimônio familiar.

Os produtos disponíveis no mercado brasileiro oferecem uma série de coberturas, que muitas vezes não se restringem ao imóvel. Elas podem incluir até mesmo os bens de maior valor que você tem dentro do imóvel e danos a terceiros.

Mas para garantir suas coberturas e a indenização do seguro residencial em caso de sinistro, você deve tomar alguns cuidados. Esteja preparado desde o ato da contratação para não sofrer dores de cabeça extras em um momento de dificuldade:

1. Saiba o que o seu seguro cobre

Conheça bem suas coberturas. Seguros mais básicos normalmente cobrem incêndio, raio, explosão e danos elétricos, mas muitas vezes você pode contratar outras proteções, como roubo e impacto de veículos.

2. Declare os bens de maior valor

Caso contrate coberturas que protejam o conteúdo do imóvel, e não apenas o imóvel em si, declare os bens de maior valor e guarde as notas fiscais em local seguro, inclusive na forma digital, se possível.

Você precisará delas para provar a existência dos itens que mantinha em casa, garantindo sua proteção em caso de sinistro.

3. Informe sua família sobre o seguro

É importante que seus familiares tenham conhecimento do seguro residencial, assim como da localização dos seus documentos, possuindo cópia de todos eles.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro