Thumbnail

2017-05-23 18:43:42

4 jeitos de se dar mal ao mentir na contratação do seguro

Mentir é o pior jeito de tentar baratear o prêmio do seu seguro e pode fazer o segurado entrar pelo cano

Ao contratar um seguro, você precisa responder a uma série de perguntas que servirão de subsídio para a seguradora calcular o seu risco e, consequentemente, o valor do seu prêmio.

No seguro de vida, por exemplo, você precisa responder sobre seus hábitos – como se você fuma e pratica atividade física –, sobre doenças na família e seu histórico de saúde.

Já no seguro auto, é preciso informar o CEP de pernoite do seu veículo, se ele fica estacionado em garagem fechada ou na rua e quem são os condutores, entre outras informações.

Na hora de responder a esses questionamentos, o investidor pode sentir-se tentado a mentir. Por exemplo, mudar o CEP de pernoite do seu veículo para um bairro com menor índice de criminalidade, o que pode resultar em um menor prêmio para o seguro auto.

Ou ainda dizer que não fuma, quando na verdade é um fumante contumaz, o que impactaria negativamente no prêmio do seguro de vida.

Só que mentir ao responder a esses questionamentos pode ter consequências graves para o segurado e não deve nem ser cogitado.

As seguradoras têm meios de descobrir se o segurado falou a verdade. Elas dispõem de profissionais especializados em sindicância que apuram a veracidade das informações fornecidas quando ocorre um sinistro.

O que pode acontecer a quem mente no seguro

Descoberta a mentira, o segurado e sua família certamente perderão o direito à cobertura. Além disso, podem responder a um processo por fraude, pois mentir na contratação do seguro é crime previsto em Lei. É o barato que sai caro.

Essas mentiras impactam a coletividade. Os preços dos seguros são calculados com base nos custos das seguradoras, compostos principalmente pelas indenizações pagas.

Há sempre um percentual de sinistros que envolvem fraudes não descobertas, e que, portanto, são indenizados.

Ou seja, os custos das seguradoras acabam aumentando mais do que deveriam e são invariavelmente repassados aos segurados. Quanto mais fraudes, mais caros ficam os seguros, para todos.

Finalmente, as seguradoras trocam informações. Se for descoberta a fraude, o segurado ficará marcado, pois as demais seguradoras saberão que ele mentiu no seu seguro. Dificilmente ele conseguirá contratar outro seguro depois disso.

Faça seus seguros aqui na Genial Seguros! Cote on-line seguro auto, seguro residencial, seguro de vida e seguro viagem.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.