Thumbnail
2017-05-19 12:00:58

8 fatores que afetam o valor do prêmio do seguro de vida

Seguradora calcula o valor do prêmio do seguro de vida com base em uma série de informações, como histórico de saúde e prática de esportes radicais

O valor do prêmio de um seguro é calculado com base na probabilidade de o sinistro coberto ocorrer durante o prazo de vigência do seguro. No caso do seguro de vida, o prêmio é calculado com base na probabilidade de o segurado falecer ou ficar inválido, se houver cobertura para invalidez.

Para calcular essa probabilidade, a seguradora leva em conta uma série de informações fornecidas pelo segurado, como idade, sexo, profissão e as informações acerca dos seus hábitos e estado de saúde.

Quanto menor o risco, menor a probabilidade de ocorrer sinistro e, consequentemente, menor o valor do prêmio. Veja os fatores que as seguradoras levam em conta para calcular o seu risco:

1. Idade: quanto mais jovem o segurado, mais barato tende a ser o prêmio, pois menor o risco de morte natural.

2. Sexo: mulheres tendem a pagar menos que homens, por ter maior expectativa de vida.

3. Prática de esportes radicais: quem pratica esportes radicais, como paraquedismo ou voo de asa-delta, tem seu risco de morte acidental e invalidez aumentado, pagando mais pelo seguro.

4. Profissões de risco: quem tem profissões de risco ou insalubres, como os pilotos de avião, também tem mais risco de morte acidental e invalidez, o que aumenta o valor do prêmio.

5. Hábitos: maus hábitos, como tabagismo, sedentarismo e a ingestão de bebidas alcoólicas, impactam negativamente o valor do prêmio. Quanto mais hábitos saudáveis, menor o valor do prêmio.

6. Estado de saúde: doenças crônicas ou pré-existentes e outros problemas de saúde encarecem o prêmio. Antes de contratar um seguro de vida, você deve preencher uma Declaração Pessoal de Saúde (DPS) com uma série de informações sobre seu estado de saúde, histórico de tratamentos e cirurgias e medicamentos utilizados.

7. Histórico familiar: doenças graves na família podem aumentar o valor do prêmio. Na DPS é preciso informar sobre o histórico de saúde dos seus pais e a causa da morte, se já forem falecidos.

8. Capital segurado: quanto maior o capital segurado, isto é, o valor da indenização por morte, maior o valor do prêmio. Por consequência, quem tem muitos dependentes tende a pagar mais pelo seguro, pois requer um capital segurado maior.

Em busca de um seguro de vida para proteger a sua família? Peça já sua cotação on-line aqui na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros

Cote seu seguro