Thumbnail
2017-07-13 19:22:35

9 países para onde você pode viajar sem passaporte, só com RG

Em tempos de suspensão de emissão de passaportes no Brasil, conheça os países para onde você consegue viajar apenas com o RG e confira os cuidados

A emissão de passaporte ainda está suspensa no Brasil, mas isso não quer dizer que brasileiros sem passaporte válido não possam viajar para o exterior.

Na América Latina, há nove países para onde os brasileiros podem viajar sem exigência de visto e apenas com o RG emitido pelos governos estaduais ou do Distrito Federal.

São eles Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

A medida faz parte de um acordo assinado por países-membros do Mercosul e Estados associados. Em função disso, o Brasil também aceita a entrada de cidadãos desses países sem passaporte, apenas com os documentos de identificação nacionais.

Cuidados

O ideal é sempre levar um passaporte válido ao viajar para fora do Brasil, mesmo que o país de destino aceite apenas o RG. Mas para quem não tem passaporte e não terá como tirar, é possível viajar para esses nove destinos apenas com a identidade.

Para isso, é preciso ter alguns cuidados. Em primeiro lugar, tenha em mente que o RG é o único documento de identificação brasileiro válido para viajar a esses destinos.

Outros documentos usados como identificação por aqui, como a habilitação ou carteiras de entidades profissionais, não são aceitos. Certidões de nascimento também não são válidas, nem mesmo para viajantes menores de idade. Estes também precisam de RG.

Em segundo lugar, é necessário que o RG esteja em perfeito estado de conservação, e as bordas devem estar completas, sem corte. Todas as informações, incluindo foto e assinatura, devem estar legíveis e atualizadas.

Uma questão que causa confusão é quanto à data de emissão do documento. Diz-se que ele precisa ter menos de dez anos de emissão, mas a verdade é que esta exigência não consta do acordo do Mercosul e estados associados sobre documentos de viagem.

O acordo limita-se a estabelecer que o RG deve estar dentro da validade estabelecida pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, a vigência do documento é por prazo de indeterminado.

A “lenda” dos dez anos existe porque é fundamental que seja possível reconhecer o viajante pela foto do RG.

Se a foto da sua identidade for da sua infância, por exemplo, o agente de imigração pode solicitar outro documento com foto ou até impedir você de entrar no país. Portanto, o recomendável é sempre viajar com RG atualizado.

Vai viajar de carro para Argentina, Paraguai, Uruguai ou Chile? Você precisa do seguro Carta Verde. Saiba mais sobre ele e faça o seu aqui na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros

Cote seu seguro