Thumbnail
2017-01-04 07:00:01

Afinal, seguro auto cobre alagamentos e enchentes ou não?

Dúvida sobre exclusão de cobertura para alagamentos e enchentes é comum, mas risco só não é coberto em determinadas situações

Uma dúvida comum entre os proprietários de veículos é sobre a cobertura do seguro auto para enchentes e alagamentos. Afinal, o seguro cobre danos ao veículo causados pela água nesse tipo de desastre?

Durante o verão, não são raras as cenas de fortes chuvas e alagamentos nas cidades brasileiras. Nessa época, é preciso atenção redobrada no trânsito, nas estradas e nos cuidados com os veículos durante as enchentes.

Alagamentos e enchentes têm sim cobertura do seguro auto, assim como quaisquer outros desastres naturais. A saber, ressaca, vendaval, granizo e terremoto.

Mas a dúvida tem razão de ser. É que essa cobertura não é válida para toda e qualquer situação envolvendo alagamento, enchente e inundação.

Os danos serão cobertos se tiverem sido provocados pelo desastre natural, mas não se o motorista tiver exposto o carro a risco deliberadamente.

Por exemplo, se seu carro estava estacionado e a rua alagou, o seguro cobrirá os danos. O mesmo ocorrerá se a água da chuva invadir a garagem da sua casa ou prédio enquanto seu carro estiver ali.

Agora, se você sai com o carro na chuva e enfrenta ruas alagadas, se força o funcionamento do carro mesmo ele não tendo condições de continuar, o seguro não cobrirá os eventuais danos.

Durante enchentes, alagamentos e inundações, o recomendável é não tentar dar a partida no veículo caso ele tenha morrido. Também não se deve atravessar um trecho onde o nível da água esteja maior que o limite para travessias estabelecido pela montadora.

Exclusão de cobertura vale para situações análogas

A negativa de cobertura para danos provocados por mau uso do veículo não valem apenas para alagamentos e enchentes.

No caso da ressaca, por exemplo, pode ou não haver cobertura. Não são todas as seguradoras que cobrem danos provocados por água salgada. Mas essa cobertura existe, e é possível contratá-la.

Só que a cobertura para ressaca é válida quando o carro está na rua ou estacionado e a maré o atinge. Não seria válida, por exemplo, se o motorista resolver dirigir na areia da praia e se aproximar do mar.

Aliás, danos causados ao veículo quando ele trafega por estradas ou caminhos impedidos, não abertos ao tráfego ou de areias fofas ou movediças jamais são cobertos. Veja tudo que o seguro auto não cobre.

Interessado em fazer seguro auto? Peça uma cotação aqui na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro