Thumbnail
2017-09-19 17:20:53

Brasileiros veem animais de estimação como parte da família

Pesquisa do SPC Brasil mostra que 61% dos donos de animais de estimação veem seus pets como membros da família

Uma pesquisa do SPC Brasil com mais de 600 donos de animais de estimação mostrou que 61% deles veem seus bichinhos como membros da família. Vinte e três por cento dos entrevistados disseram, inclusive, que dormem com seus pets no próprio quarto.

Muitos donos gostariam, ainda, de integrar mais seus animais de estimação às suas atividades cotidianas, mesmo fora de casa: 62% dos entrevistados sentem falta de espaços públicos que permitam a permanência de pets com seus donos, como restaurantes, lojas e shopping centers. Além disso, 46% dos donos afirmam dar preferência a lugares onde a presença de animais seja permitida.

Para os donos de animais de estimação ouvidos pela pesquisa, os pets são sinônimo de amor (61%), alegria (61%), companheirismo (59%) e amizade (52%). Há ainda 21% que veem seus bichinhos como guardiões da casa. Apenas 8% associam seus pets a despesas financeiras.

Essa visão se traduz nos gastos dos donos com seus amiguinhos. A pesquisa revela que o brasileiro gasta, em média, 189 reais por mês com seus pets, cifra que pode chegar a 224 reais mensais entre os membros das classes A e B.

Trinta e três por cento dos entrevistados optam por itens que vão além do básico na hora de fazer compras para seus bichinhos, e 21% nunca deixam de comprar algo para eles por falta de dinheiro.

Mais da metade dos entrevistados (52%) compra ração Premium, mais adequada ao porte e à raça dos seus pets. Nas classes A e B, esse percentual chega a 62%. E 21% dos donos oferecem comida natural, feita exclusivamente para cães e gatos. Além disso, 37% dos animais sempre tomam banho em pet shop e 13% fazem tratamentos estéticos com frequência.

Perfil dos donos de pets

Segundo a pesquisa do SPC Brasil, 76% dos brasileiros com acesso à internet possuem animais de estimação, sendo que os mais comuns são cachorros (79%), gatos (42%) e pássaros (17%). Os demais têm peixes (13%), tartarugas (6%) e roedores (5%), como coelhos, camundongos, furões e porquinhos da índia.

Quanto à forma como adquiriram seus pets, 45% dos entrevistados os ganharam de presente e 42% os adotaram. Os que compraram seu pet foram 32%.

A pesquisa do SPC Brasil entrevistou, on-line, mais de 600 donos de bichinhos de estimação, sendo 54% pertencentes às classes C, D e E e 46% pertencentes às classes A e B. A maioria mora em casas (77%), sendo que apenas 23% moram em apartamentos.

Veja os resultados completos da pesquisa e a metodologia.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro