Thumbnail
2017-07-19 18:00:45

Por qual distância você dirige às cegas ao usar celular no trânsito

Pesquisa mostra por quanto tempo motorista tira os olhos da via em cada tipo de interação com celular; mandar mensagem é como dirigir vendado por 20 metros

Destravar o celular para dar aquela olhadinha rápida numa mensagem enquanto dirige. Não parece uma distração tão grande, certo? Coisa rápida, né? E se você soubesse que esse simples gesto ao volante, a uma velocidade de 50 km/h, equivale a dirigir vendado por cerca de 20 metros? Assustador, não?

A conclusão é de um levantamento feito pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil) e publicado na edição 106 da Revista CESVI, mais recente publicação da instituição.

O levantamento monitorou o tempo que alguns motoristas voluntários ficaram ao volante sem olhar para frente enquanto interagiam com aplicativos de celular.

Foram monitorados quatro tipos de interação com o smartphone: destravar a tela do celular; ler ou responder mensagens; abrir o Facebook; e carregar o Instagram. As duas últimas, na conexão 4G.

O tempo máximo que os condutores ficaram interagindo com o celular, sem qualquer intervalo para olhar para a pista, foi, em média, de 4,5 segundos. Esse tempo é o suficiente para trafegar às cegas por 62,5 metros a uma velocidade de 50 km/h, ou 125 metros a uma velocidade de 100 quilômetros por hora.

“Esses números comprovam que a atitude arriscada de dirigir e acessar as redes sociais ao mesmo tempo, tão presente em nosso dia a dia, pode levar a acidentes graves, uma vez que os motoristas trafegam muitos metros sem olhar para o trânsito, saindo da faixa de rolagem, freando bruscamente, caindo em buracos e causando acidentes”, diz a reportagem da Revista CESVI.

Na tabela a seguir você pode ver os resultados do levantamento do CESVI, com os quatro tipos de interações monitoradas, o tempo médio em que o motorista ficou sem olhar para a pista em cada uma delas e o espaço percorrido às cegas a 50 e a 100 quilômetros por hora.

Para os motoristas terem noção do que representa tirar os olhos da via em cada interação, o CESVI mostrou os tipos e quantidades de veículos que um motorista a 50 km/h ultrapassaria sem perceber.

Conforme você pode ver na tabela, as simples ações de destravar o celular, ler ou responder uma mensagem deixam o motorista sem olhar para a frente por apenas um segundo e meio, mas o levam a percorrer uma distância, a 50 km/h, suficiente para ultrapassar, sem ver, 10 motos ou 13 bicicletas enfileiradas.

A interação com o Facebook pode deixar o condutor sem olhar para pista por um período médio de 3,5 segundos, suficiente para passar direto por 12 carros populares a 50 quilômetros por hora.

Ou seja, nesses breves períodos de distração, o motorista pode, facilmente, fechar um ciclista ou ser fechado por outro veículo automotor, o que pode levar a um acidente com vítimas fatais.

Trechos de via percorridos às cegas

Interação com o celular Tempo gasto (segundos) Espaço percorrido a 50 km/h (metros) Equivalente a Espaço percorrido a 100 km/h (metros)
Ler ou responder mensagem 1,48 20,60 10 motos enfileiradas 41,10
Abrir o Facebook* 3,50 48,60 12 carros populares enfileirados 97,20
Carregar o Instagram* 3,00 41,70 2 carretas de dois eixos enfileiradas 83,30
Destravar o celular 1,50 20,80 13 bicicletas enfileiradas 41,70

(*) Considerando conexão 4G
Fonte: CESVI

Vale notar que dificilmente essas interações são feitas isoladamente. Então, o tempo sem olhar para a pista ao mexer no celular no trânsito pode facilmente ser maior que os tempos informados na tabela.

Por exemplo, a revista CESVI faz um alerta os motoristas que gostam de filmar trechos das suas viagens de carro para publicar nas redes sociais.

Para gravar um vídeo de apenas 5 segundos, o motorista tem a necessidade de destravar o celular, abrir o app da câmera e fazer a gravação. Isso significa que talvez o condutor fique sem olhar para a frente por cerca de 10 segundos.

A uma velocidade de 100km/h, isso representa trafegar por quase 280 metros às cegas, ou passar por quase 15 carretas enfileiradas sem notá-las.

Além do risco de acidentes, manusear o smartphone ao dirigir é infração de trânsito. Tirar as mãos do volante ao conduzir veículo para manusear o celular é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, sujeita à multa de 293,47 reais e sete pontos na carteira de habilitação.

Peça já uma cotação on-line de seguro auto ou seguro moto para o seu veículo aqui na Genial Seguros.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro