Thumbnail
2017-11-01 14:41:54

O que são e como funcionam as classes de bônus no seguro auto

Classes de bônus se traduzem em descontos para os motoristas que não tiveram sinistros durante a vigência da apólice; entenda o funcionamento do benefício

As classes de bônus são descontos progressivos concedidos pelas seguradoras aos motoristas que não tiveram sinistros durante a vigência do seguro auto.

Elas são concedidas na hora da renovação da apólice, isto é, após completado um ano de seguro. Caso o segurado não tenha precisado acionar o seguro durante a vigência da apólice, ele receberá uma classe de bônus na renovação.

O processo se repetirá a cada renovação sem sinistros. Cada classe corresponde a um percentual de desconto sobre o prêmio do seguro no próximo ano, geralmente um percentual de 5%.

Esses descontos são cumulativos. Quanto mais tempo o motorista permanecer sem acionar o seguro, maior será o seu desconto na próxima apólice, pois as novas classes se somam às que ele já tinha.

Algumas situações, porém, podem fazer o segurado perder classes de bônus ou deixar de ganhá-las.

Vale lembrar que as classes de bônus são atreladas ao segurado, não ao veículo ou à seguradora. Assim, elas são mantidas mesmo se o segurado trocar de carro ou mudar de seguradora ou corretora de seguros.

Quando perco classes de bônus

O segurado perde uma classe de bônus a cada vez que precisar acionar o seguro para consertar seu veículo (perda parcial), consertar veículos de terceiros (quando for responsável por um acidente e tiver a cobertura para danos a terceiros) ou quando sofrer um sinistro que motive o pagamento de indenização integral (perda total, roubo ou furto).

Assim, se precisar acionar o seguro uma vez por algum desses motivos, perderá, na renovação, uma classe de bônus; se precisar acionar o seguro duas vezes no mesmo ano, perde duas classes de bônus, e assim por diante. E em cada ano que sofrer sinistros como esses, perderá classes de bônus na renovação.

Perceba que o segurado perde apenas um ponto por sinistro, e não todos os seus pontos de uma vez. Um segurado que tivesse cinco pontos e acionasse o seguro uma vez, em determinado ano, ficaria com quatro pontos na hora da renovação, e não zero. Ele ainda teria desconto na apólice seguinte, apenas seria um desconto menor que o do ano anterior.

No entanto, não há perda de classes de bônus quando o seguro é acionado para outros tipos de coberturas, como as assistências 24 horas, eventuais serviços residenciais e coberturas opcionais para vidros, faróis, retrovisores e lanternas.

Quando deixo de ganhar classes de bônus

Em outras duas situações, o segurado deixa de ganhar classes de bônus se não seguir certas regras.

Uma delas é na antecipação da renovação. A classe de bônus só é concedida caso a renovação ocorra ao término da vigência da apólice, que dura um ano. Se a renovação for feita antes do vencimento, o segurado não ganha classes de bônus ainda que não tenha sofrido sinistro algum. Ele irá apenas manter a classe de bônus que já tinha.

A outra é a quebra de vigência. O seguro auto deve ser renovado até a data do vencimento. Em geral, as seguradoras dão um prazo de tolerância de até 30 dias após o vencimento para o segurado renovar a apólice e manter o direito a receber a classe de bônus. Passado esse prazo, o segurado pode deixar de ganhar a classe a que teria direito ou mesmo perder a atual.

Em busca de seguro para o seu veículo ou de preços melhores para o seguro que você já tem? Peça on-line uma cotação de seguro auto ou moto aqui na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros

Cote seu seguro