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2017-10-17 08:00:11

Teve uma emergência em viagem? Veja como acionar o seguro viagem

Saiba como proceder para acionar seu seguro viagem caso tenha uma emergência de saúde ou qualquer outro sinistro coberto

O seguro viagem é contratado principalmente para cobrir emergências de saúde durante viagens, notadamente no exterior, onde não há cobertura de planos de saúde nacionais. Antes de embarcar, o viajante já deve ter organizadas todas as informações e documentos necessários para acionar o seguro em caso de sinistro.

Organize tudo antes da viagem

É importante já deixar separados a carteirinha, a apólice e/ou manual do seguro e os contatos para acioná-lo em caso de emergência ou mesmo para tirar dúvidas.

O ideal é ter tudo digitalizado e também impresso, por segurança. Deixe os contatos também com alguém de confiança no Brasil.

Lembre-se de que você pode precisar dessa documentação não só para saber as coberturas e entrar em contato com a seguradora, como também para comprovar que você tem um seguro viagem. Muitos países exigem seguro viagem obrigatório.

Como acionar a seguradora em caso de emergência de saúde

O contato com a seguradora geralmente é feito por telefone, e a cobrança pela ligação fica por conta da seguradora. O atendimento é 24 horas e geralmente pode ser feito em português.

Caso o segurado passe mal ou sofra um acidente que exija a ida a uma emergência hospitalar ou a uma consulta médica, o ideal é sempre ligar para a seguradora antes. O atendente poderá indicar um hospital, clínica ou médico próximo e conveniado. Nesse caso, o seguro cuida do pagamento e você não tem com que se preocupar.

E se não for possível acionar a seguradora antes de ser atendido?

Mas pode ser que não seja possível entrar em contato com a seguradora antes de ser atendido. Se o segurado sofrer um acidente mais grave, que o deixe desacordado, por exemplo, ele será levado para a emergência antes que a seguradora possa ser acionada.

Nesse caso, um terceiro pode contatá-la ou o contato pode ser feito tão logo o segurado esteja em condições. O indicado é que o contato seja feito o mais rápido possível, e que o segurado não deixe o hospital antes de acionar a seguradora.

Se o segurado tiver buscado atendimento antes de contatar a seguradora e depois constatar que ela não era conveniada, ele terá que arcar com as despesas e pedir reembolso depois. Essa via é um pouco mais burocrática, pois exige documentação específica.

Cobertura vai até o limite contratado

Seja como for, as despesas só estarão cobertas até o limite da cobertura contratada. Tudo que exceder esse valor deverá ser arcado pelo próprio segurado. Por isso é aconselhável contratar a maior cobertura possível, especialmente se o país de destino for conhecido pelo custo elevado dos serviços de saúde, como é o caso dos Estados Unidos.

A regra de sempre tentar entrar em contato com a seguradora por telefone antes de tomar qualquer atitude vale para qualquer tipo de sinistro, não só os de saúde, como o extravio de bagagem e documentos.

Antes da viagem, verifique ainda se o seguro conta com a opção de reembolso para atendimentos feitos fora da rede conveniada, bem como reembolso de medicamentos.

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Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

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