Thumbnail
2018-03-15 14:22:54

Como consultar pontos na CNH?

É fácil saber a quantidade de pontos da sua CNH. Confira as nossas dicas!

Cada multa que você leva equivale a uma quantidade de pontos que se acumula na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esses pontos expiram um ano após a data de cada infração.

E se você tiver 20 ou mais pontos acumulados no mesmo período, a carteira é suspensa por um tempo, que pode variar de 6 meses a 1 ano, chegando a 2 anos para quem é reincidente. No caso de carteira cassada, a suspensão vale por 2 anos.

Quem cometeu, ou acredita ter cometido uma infração, precisa ficar atento, pois a notificação pode levar até 30 dias para chegar pelo Correio. E é bom ir acompanhando os pontos, já que eles são computados apenas depois que você esgotar os devidos recursos.

Ao todo, você pode entrar com 3 recursos administrativos. Nesse meio tempo, os pontos ficam “congelados”. Eles só passam a contar se todos os recursos forem indeferidos.

Consulte pontos da CNH online ou presencialmente

Para saber quantos pontos você tem, basta comparecer ao Detran mais próximo com a sua CNH. Também é possível fazer a consulta de pontos através do site do Detran da cidade onde sua carteira foi emitida. Fazendo isso, você sabe quantas multas tem registradas no seu nome.

Já para consultar as infrações vinculadas ao veículo, é possível fazer de duas maneiras: no próprio site do Detran do seu estado, ou no site da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em ambos, deve-se buscar pelo serviço de Nada Consta do Veículo.

O acesso a essa informação é feito a partir da placa do carro e do Registro Nacional do Veículo (Renavam). No caso da PRF, são consultadas apenas infrações flagradas pela polícia rodoviária, e que se enquadrem no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na página da PRF aparecem informações como tipo de infração, data, hora e local do ocorrido. Nesse caso, só podem ser visualizadas as multas que não foram pagas. Existe ainda a opção de acessar o boleto e efetuar o pagamento.

Site da PRF permite consulta de multas
Site da PRF permite consulta de multas

Como são calculados os pontos da CNH?

O código de trânsito define a quantidade de pontos a serem acumulados de acordo com o tipo de infração. Os valores das multas também variam.

  • Leve – 3 pontos
  • Média – 4 pontos
  • Grave – 5 pontos
  • Gravíssima – 7 pontos

Os pontos da CNH expiram?

Apenas pagar a multa não exclui os pontos que você acumulou com a infração. E esses pontos têm vigência de um ano corrido, ou seja, eles não expiram em uma data fixa, mas dependem de quando a infração foi cometida. Basicamente, se você foi multado em março de 2018, os pontos só expiram em março de 2019.

Como saber se minha CNH foi suspensa?

A comunicação de que a carteira foi suspensa é enviada pelos Correios. Por isso, é importante manter seu cadastrado atualizado no Detran. Os nomes dos motoristas nessa situação também são divulgados no Diário Oficial.

avatar autor

Genial Seguros

Cote seu seguro