Thumbnail

2017-06-20 16:16:10

Como saber se uma seguradora ou corretora de seguros é confiável

Empresas devem ter seu registro verificado junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep); veja como fazer a checagem

Antes de contratar o serviço de uma instituição financeira, é sempre recomendado verificar se ela é registrada e autorizada a funcionar pelos seus respectivos órgãos reguladores. No caso das empresas que atuam no mercado de seguros, como as seguradoras e as corretoras de seguro, essa entidade reguladora é a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

As seguradoras são as empresas responsáveis por assumir o risco em uma operação de seguro. É para elas que é transferido o risco de ocorrer um sinistro com o bem ou a pessoa que é alvo do seguro.

Em troca, os segurados devem pagar um prêmio à seguradora, que é o valor destinado a remunerá-la e também a formar as reservas que serão usadas para pagar as indenizações.

Já as corretoras de seguro são as empresas responsáveis pela comercialização dos seguros oferecidos pelas seguradoras. Elas são as intermediárias entre as seguradoras e os clientes finais dos seguros. No Brasil, só é possível contratar um seguro por meio de um profissional habilitado como corretor de seguros.

Tanto os profissionais quanto as empresas de corretagem de seguros, assim como as seguradoras, estão sujeitos à regulação e registro na Susep.

Antes de contratar um seguro, é aconselhável verificar a idoneidade da seguradora e da corretora de seguros para ter certeza de que o produto que você está comprando é confiável. Isso evita, por exemplo, que você adquira um seguro de uma empresa que não seja de fato uma seguradora e não disponha de reservas para arcar com eventuais sinistros.

Para isso, basta verificar o registro da empresa e dos profissionais no site da Susep. O acesso pode ser um pouco lento, mas funciona. E nós ensinamos o caminho das pedras a seguir.

Como verificar o registro da corretora de seguros

Para verificar o registro de uma empresa corretora de seguros ou de um corretor pessoa física basta acessar o site da Susep e clicar no item “Serviços ao cidadão”, na coluna à esquerda. Quando o menu se expandir, basta acessar o item “Consulta ao cadastro de corretores de seguros”. O acesso pode ser feito diretamente por este link.

Para verificar o registro, você pode informar o nome da empresa ou da pessoa física que atua como corretor de seguros; o CNPJ ou CPF; ou o registro Susep. A partir de um desses dados, o sistema localizará o registro para você.

Como verificar o registro da seguradora

Já para verificar o registro da seguradora, você deve acessar o site da Susep e clicar no item “Informações ao público”, também na coluna à esquerda. Quando o menu se expandir, acesse “Mercado supervisionado”> “Entidades supervisionadas”. Ali você deve preencher o nome da empresa, podendo também escolher o estado e o tipo de empresa, no caso, seguradoras.

O acesso direto pode ser feito por aqui.

A Genial Seguros é uma corretora autorizada pela Susep

Quer testar a busca de registro de corretoras no site da Susep? Busque pela Genial Seguros! Somos uma corretora de seguros tradicional, que atua em parceria com mais de 20 grandes seguradoras para oferecer o melhor seguro para o seu perfil.

Aqui você pode cotar on-line seguros auto, moto, residencial, viagem e vida em diversas seguradoras, para encontrar o melhor custo-benefício. Faça um teste e peça já sua cotação on-line!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.