Thumbnail
2016-11-23 16:53:59

Como se preparar para uma viagem de carro

Veja o passo a passo de um bom planejamento para quem quer pegar a estrada nas próximas férias

Se você está preparando uma viagem de carro para as suas próximas férias ou para o fim do ano, não descuide do planejamento. Pegar a estrada é gostoso. Mas ficar por horas sentado atrás do volante não é fácil, então o planejamento pode ser o seu melhor amigo.

Saiba do que você não pode descuidar na hora de planejar a viagem de carro:

1. Planeje bem o roteiro e inclua paradas

Planejar o roteiro é básico para qualquer viagem. Mas no caso da viagem de carro, o roteiro é crucial.

Primeiro, porque você e suas companhias de viagem serão os responsáveis por guiar o veículo. Portanto, é fundamental saber o caminho. Segundo, porque as paradas devem ser incluídas. Não deixe de descansar ao longo da viagem.

Escolha os lugares que deseja visitar, veja como chegar e pesquise sobre as condições da estrada. Analise mapas para traçar seu trajeto.

Planeje paradas a cada duas ou três horas. Se for viajar durante dias, planeje também pernoites em hotéis e pousadas. Não dirija por períodos longos demais, sob o risco de cair no sono ao volante enquanto seus companheiros de viagem estão dormindo.

2. Inclua os custos da estrada no seu orçamento

Descubra quais estradas têm pedágios e inclua seus custos no orçamento. Estime também os gastos com combustível. Se for viajar durante vários dias até o seu destino, inclua os custos com hospedagem e refeições.

3. Faça a revisão do seu veículo com antecedência

É importante que as revisões do carro estejam em dia antes da viagem. Mas mesmo para quem seguiu o calendário corretamente é importante fazer ao menos uma inspeção visual para verificar itens essenciais.

O ideal é fazer a revisão com um profissional, ao menos duas semanas antes da viagem. Assim, se houver necessidade de trocar alguma peça, haverá tempo.

Casal parado na estrada com carro em pane de capô aberto
Faça a revisão antes de viajar e evite surpresas desagradáveis na estrada

Na inspeção visual, verifique o funcionamento das luzes e das sinalizações. Acione faróis, lanternas, luzes de freio e setas para ver se tudo funciona bem.

Cheque também os níveis de fluidos, como o óleo do motor, de arrefecimento, dos freios e do limpador de para-brisas.

Os pneus não devem estar carecas e precisam da pressão certa. Veja também se a chave de roda, o macaco e os triângulos de sinalização estão no carro. Confira a validade do extintor de incêndio. Se você não sabe trocar um pneu, essa é uma boa hora de aprender.

Na inspeção profissional, serão verificados, adicionalmente, o sistema de freios, de suspensão e de direção. Se for necessário, os pneus poderão ser trocados ou calibrados.

4. Esteja com o seguro do seu carro em dia

Em uma viagem, você expõe seu veículo ainda mais a acidentes, roubos e problemas técnicos. Certifique-se de que o seu seguro auto está em dia e cobre os sinistros que podem acontecer durante o passeio.

5. Se for viajar pelo Mercosul, contrate o seguro Carta Verde

Se você for circular com um veículo brasileiro por Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, a contratação de um seguro Carta Verde é obrigatória. Ela pode ser feita ainda no Brasil (nós, da Genial Seguros, oferecemos esse seguro, confira aqui).

O seguro Carta Verde é um seguro de responsabilidade civil que lembra um pouco o nosso DPVAT. Ele cobre danos físicos e materiais a terceiros em acidentes de carro causados por um proprietário ou motorista de veículo matriculado em outro país.

6. Prepare a documentação

Monte uma pasta com a documentação necessária. Ponha as CNHs dos motoristas, o licenciamento e o seguro do carro.

Inclua também os documentos dos viajantes (ou as cópias), como passaporte, carteira de vacinação, carteirinha do plano de saúde, receitas e informações médicas.

7. Não confie apenas no GPS – leve mapas

Os aparelhos de GPS são muito úteis, mas às vezes nos levam por caminhos totalmente errados, perigosos ou sem asfalto. Em locais desconhecidos, não confie 100% neles. Não abra mão dos mapas de papel na hora de planejar a viagem e leve-os consigo no carro.

Carro sobre mapa simbolizando viagem

8. Se for para o exterior, conheça as leis de trânsito dos seus países de destino

Fique por dentro das leis de trânsito do seu país de destino. Algumas podem parecer bizarras para brasileiros, mas conhecê-las pode livrar você de multas e até punições mais severas.

No estado de New Jersey, nos Estados Unidos, você pode ser parado se tiver acessórios pendurados no seu espelho retrovisor, por exemplo. Já na França, o motorista precisa levar um bafômetro dentro do veículo.

9. Leve mantimentos

Além de abastecer o carro com combustível, abasteça-o também com lanchinhos e água, muita água. Evite alimentos que se esfarelem ou tenham cheiro forte. Prefira frutas e sanduíches leves. Leve (e use!) filtro solar e não se esqueça dos óculos escuros.

10. Monte uma playlist legal

A música pode dar um clima maravilhoso a uma viagem de carro. Mas não deixe para escolher a trilha sonora quando estiver na estrada, pois mexer no rádio toda hora pode ser perigoso.

Prefira montar uma playlist bem longa e divertida com antecedência e apenas dar o play. Além disso, se você deixar por conta do rádio, pode acabar ficando no silêncio total nas áreas onde não pega sinal.

Confira ainda os seguros que você não deve deixar de fazer antes de viajar!

Aqui na Genial Seguros, oferecemos seguro viagem, seguro auto e seguro Carta Verde, entre outros! Peça já suas cotações.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro