Thumbnail
2016-10-05 17:51:16

Como usar o seguro de vida para pagar os estudos dos filhos

Seguro de vida resgatável pode garantir educação dos filhos em todas as fases da vida até a faculdade

Uma das maiores preocupações de pais e mães é: se algo acontecer comigo, como meus filhos vão se sustentar até a idade adulta? E como vão pagar por sua educação?

Nesse sentido, é bastante óbvio que fazer um seguro de vida é uma excelente estratégia de planejamento financeiro, especialmente para aqueles pais jovens, que ainda não constituíram grande patrimônio para deixar como herança ou gerar renda.

O seguro de vida pode garantir o sustento – e a educação – caso um dos pais (ou os dois) venha a ficar inválido ou mesmo a falecer. Mas você sabia que, mesmo que nada lhe aconteça, você ainda pode usar o seguro de vida para pagar os estudos dos seus filhos?

Os seguros de vida resgatáveis, dos quais já falamos aqui na Genial Seguros, permitem ao segurado resgatar parte do capital segurado ainda em vida, sem que seja preciso ocorrer algum sinistro.

Eles podem ser usados, portanto, como uma proteção “dois em um”. Por um lado, protegem a sua família e garantem os estudos dos seus filhos caso você venha a faltar enquanto eles ainda são menores de idade.

Por outro, se nenhum sinistro ocorrer até seus filhos chegarem à idade adulta, você pode resgatar o seguro e usar os recursos para custear a faculdade deles.

Em outras palavras, mesmo que você não tenha conseguido poupar o suficiente para pagar a educação superior dos seus filhos, ela está garantida pelo seguro.

Os seguros de vida resgatáveis são semelhantes aos seguros de vida comuns, oferecendo as mesmas coberturas básicas e opcionais (morte natural ou acidental, invalidez parcial e permanente e doenças graves).

O prêmio pago pelo segurado representa uma pequena parcela do capital segurado. Dependendo de quando ocorre o resgate, é possível receber um valor até maior do que o total pago até então.

A apólice pode ser temporária ou vitalícia. Se temporária, o resgate ocorre no vencimento. Você pode, por exemplo, contratar um seguro vigente apenas até a data de previsão para seu filho passar no vestibular.

Se vitalícia, o resgate implica o cancelamento da apólice, e pode ocorrer quando você achar melhor.

Este post explica com mais detalhe o funcionamento do seguro de vida resgatável e apresenta uma simulação com o valor resgatado conforme o prazo de vigência.

Ficou interessado em seguro de vida resgatável? Faça uma cotação com a gente!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro