Thumbnail
2018-02-09 16:43:43

Dá para fazer seguro de carros usados?

Saiba se é possível ter seguro em carro usado e como se faz para contratar

Para economizar, muita gente opta por comprar um carro usado ou seminovo, evitando a perda imediata de valor do carro novo ao sair da concessionária.

Mas ainda existem algumas dúvidas sobre carros usados, principalmente se for a primeira vez que você compra um. Uma delas é sobre o seguro auto. Aliás, menos da metade dos carros que circulam no Brasil tem seguro, o que é alarmante.

Juntando esse dado ao aumento de 6,5% nas vendas de carros usados e seminovos em 2017, dá para perceber que tem muita gente ficando desprotegida por aí.

Os dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostram ainda que os modelos mais procurados pelos brasileiros no período foram aqueles que têm entre 9 e 12 anos, representando um aumento de 27% nas vendas, com relação ao ano de 2016.

E o crescimento não deve parar por aí. A Fenauto também estima um aumento entre 6% e 7% na venda de carros usados para o ano de 2018.

Já pensou em quanto carro usado está andando desprotegido pelas ruas? Se você quer garantir o seguro auto do seu, veja as dicas que separamos para você ficar tranquilo, com seu carro protegido!

Dá para contratar seguro para carro usado?

Sim! Todas as seguradoras aceitam carros usados, mas há alguns critérios, que podem ser mais ou menos rígidos, dependendo da empresa. Assim como no caso de carros novos, é levado em consideração o perfil do motorista, o local onde mora, o índice de roubo e, principalmente, o preço de reposição de peças.

É possível fazer seguro de carros que tenham até 10 ou 15 anos, dependendo da seguradora. Já para carros importados, o tempo máximo de uso costuma ser de 5 anos, já que as peças podem custar muito caro.

É mais barato contratar seguro para carro usado?

Faça uma cotação para saber se o seguro do seu carro usado vai ficar muito caro.
Preço do seguro para carro usado pode não ser tão diferente de veículo novo

O valor do seguro vai depender muito dos fatores levados em consideração pela seguradora na hora de definir o preço das apólices. Como já citamos, alguns critérios envolvem o perfil do condutor e o modelo do carro.

A proteção mais procurada é a compreensiva, que é uma das mais abrangentes. Esse tipo de seguro, no entanto, pode ficar caro demais para carros usados ou seminovos com mais de 3 anos de uso. Algumas seguradoras podem nem oferecer esse tipo de apólice para veículos mais antigos.

Caso a cotação de seguro compreensivo fique cara demais para o seu carro, ou se as empresas não oferecerem esse tipo de proteção, é possível optar por outros tipos de seguro, como é o caso da proteção popular, ou contra roubo e furto, que também cobre perda total (PT).

Como contratar um seguro para carro usado?

Quer contratar seguro para carro usado? Faça a cotação na Genial Seguros
É possível cotar o seguro para carro usado pela internet

É muito fácil contratar um seguro de carro usado ou seminovo. Faça a sua cotação aqui na Genial Seguros e veja uma prévia do valor da apólice na mesma hora! Depois, um corretor vai entrar em contato com você para passar os valores das maiores e melhores seguradoras do Brasil. Aí é só você comparar e contratar!

avatar autor

Genial Seguros

Cote seu seguro

Artigos Relacionados