Thumbnail
2017-12-28 10:15:52

É viável contratar um seguro para carros antigos?

Seguro para carros antigos: conheça as principais vantagens e desvantagens

No geral, os carros antigos não estão no rol dos veículos mais disputados pelas seguradoras. Na verdade, segurar um automóvel com mais de 10 anos pode ser uma tarefa extremamente difícil e cara. A aquisição de peças para reposição de alguns modelos pode ser quase impossível. Isso eleva o valor do prêmio, que pode chegar a um terço do valor do veículo.

O preço faz com que o seguro seja considerado inviável para certos carros, mas as seguradoras contam com modelos especiais de apólices para este tipo de situação e determinados usuários.

Seguro para carros com placa preta

As placas pretas são exclusivas para carros de coleção com mais de 30 anos. Elas possuem alguns benefícios, como a dispensa da inspeção veicular para controle de emissão de gases poluentes e de alguns equipamentos obrigatórios.

Atualmente existem seguros específicos para este tipo de veículo, tendo como vantagem, a assistência 24h por pane ou acidente. O seguro para carros com placa preta é indispensável para quem utiliza o seu veículo no dia a dia.

Vantagens do seguro

– Guincho 24h: um carro com mais de 10 anos está mais sujeito a uma emergência técnica do que um seminovo, já que o desgaste natural das peças pode acarretar algum problema. O seguro do automóvel pode te ajudar caso precise de guincho, sendo essa uma grande vantagem para quem possui carros antigos.

– Cobertura para danos a terceiros: o grande volume de veículos nas cidades brasileiras leva a acidentes recorrentes. Ao contratar uma apólice com este tipo de seguro, o motorista está resguardado em caso de quaisquer acidentes que possam danificar o patrimônio alheio. Essa vantagem pode ser uma grande aliada em casos que os valores poderiam sair muito mais altos que o preço do seu carro.

– Reposição de peças: algumas peças podem ser difíceis de se encontrar, mas não impossíveis. Sem o seguro, o valor pode sair mais alto que o normal, levando vendedores a superfaturarem essas peças por causa de sua raridade no mercado. Ao contratar a apólice com essa opção de cobertura, a seguradora é obrigada a encontrar estas peças e você não pagará nada a mais por isso.

À primeira vista, contratar um seguro para carros antigos pode parecer uma grande desvantagem para a maioria dos motoristas. Mas ao analisar as vantagens, a aquisição de uma apólice pode ser melhor que contar com a sorte.

É claro que tudo depende do modelo e ano do seu automóvel. Afinal, algumas apólices podem sair mais caras que o valor do próprio veículo. Cabe a você analisar e fazer as contas para esclarecer os seus motivos e verificar se vale a pena adquirir um seguro.

avatar autor

Genial Seguros

Cote seu seguro