Thumbnail
2017-10-19 08:00:54

Trocou de carro, emprego ou endereço? Faça um endosso de seguro

Endosso de seguro permite mudar informações importantes na apólice, como alterar o veículo segurado, sem a necessidade de fazer um novo seguro

Ao trocar de carro, o proprietário do veículo não precisa necessariamente fazer um novo seguro. Se ele já tinha um seguro auto vigente, cobrindo o veículo antigo, basta pedir um endosso de seguro.

O endosso permite ao segurado alterar informações da apólice e, se for o caso, recalcular valores.

A troca do veículo segurado é a alteração mais relevante em uma apólice de seguro auto. A apólice do veículo antigo é aproveitada, mas os valores de cobertura, franquia e prêmio podem mudar.

Caso o prêmio fique mais caro, o segurado deverá completar o valor que falta. Caso fique mais barato, a seguradora irá ressarci-lo ou abater o valor das parcelas restantes do prêmio.

Na troca de veículo, o endosso deve ser feito depois da entrega do veículo antigo e antes da retirada do novo.

Primeiro, para que nenhum dos dois fique sem cobertura em nenhum instante; segundo, para que o segurado tenha garantidos seus direitos como proprietário de carro zero quilômetro. Conheça os benefícios do seguro de carro novo e como assegurá-los.

Outras alterações cadastrais também exigem endosso

Mas não é só a mudança do veículo segurado que exige o pedido de endosso. Quaisquer outras alterações cadastrais também devem ser comunicadas à seguradora, pois elas podem afetar o direito à cobertura.

É preciso comunicar mudanças de endereço residencial, de local de circulação, de CEP de pernoite do veículo, de estado civil e de configuração familiar.

Por exemplo, se o segurado usa o carro para ir ao trabalho e muda de emprego, ele precisa comunicar o fato à seguradora. O mesmo deve ocorrer caso o segurado se case, se divorcie ou tenha filhos. Esses fatores impactam no preço do seguro.

O endosso serve, ainda, para o segurado acrescentar ou retirar coberturas.

Em busca de seguro para o seu carro? Peça uma cotação on-line aqui na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro