Thumbnail
2017-11-14 13:17:18

Fez seguro de vida? Conte para a sua família!

Siga este passo a passo para que sua família saiba como acionar o seguro de vida em caso de necessidade

Então você fez um seguro de vida para proteger a sua família caso algo lhe aconteça. Ótimo! Mas a sua família sabe disso? Seus parentes terão como acionar o seguro caso você venha a faltar? De nada adianta ter um seguro em segredo guardado a sete chaves! Comunique sua família e deixe-a preparada.

Muita gente é previdente o suficiente para fazer um seguro de vida e um monte de outros preparativos para sua família ficar resguardada após seu falecimento, mas não para se lembrar de dar instruções aos seus sobre como ter acesso a essas proteções.

Após a morte do segurado, é a família quem precisa entrar em contato com a seguradora para reclamar sua indenização. Mas se ela não souber da existência do seguro, não terá como fazer isso. Mais que isso: se souber da existência do seguro, mas não souber qual é a corretora ou a seguradora, vai ter dificuldade de acessar sua proteção justamente quando mais precisa.

Os beneficiários de um seguro de vida até que têm um bom prazo para dar entrada na indenização: três anos a partir da morte do segurado. Mesmo assim, é um prazo delimitado. Mais que isso, o seguro prescreve, e os beneficiários perdem o direito à indenização.

Ao fazer um seguro de vida, você deve tomar precauções simples para deixar sua família realmente protegida:

1. Avise pelo menos alguns dos seus beneficiários sobre a existência do seguro de vida.

2. Coloque em uma folha de papel o nome, o telefone e o endereço da sua corretora de seguros, da seguradora e da controladora (holding) da seguradora, se houver; o número e o tipo da apólice; a data de emissão do seguro; e o valor de indenização de cada uma das coberturas.

3. No caso de apólices coletivas, coloque num papel o nome, telefone e endereço da empresa, sindicato, clube ou associação que contratou o seguro; o endereço completo e telefone do escritório e da pessoa responsável pela administração do seguro, que deverá ser comunicada em caso de sinistro; o número do certificado individual e o valor de indenização de cada uma das coberturas.

4. Faça duas cópias físicas deste material, mais duas cópias físicas da apólice e dos comprovantes de pagamento do seguro. Armazene essas cópias em dois lugares distintos e informe aos seus familiares sobre sua localização.

5. Faça também cópias digitalizadas dessa documentação e armazene-as em suportes distintos, também de conhecimento da sua família.

Ainda não tem seguro de vida? Não deixe a sua família desprotegida! Peça já sua cotação on-line aqui na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros

Cote seu seguro