Thumbnail
2018-01-22 08:41:48

O que é carro sinistrado? Dá para fazer seguro nesse caso?

Tire suas dúvidas e descubra como é possível fazer seguro de carro sinistrado

Todo mundo que tem carro está sujeito a se envolver em algum acidente ou ter seu bem furtado. Por isso, é importante ter um seguro que cubra os custos no caso de imprevistos. Os danos podem ser parciais ou totais, ficando a critério da seguradora fazer essa avaliação.

Quando um veículo é roubado ou sofre perda total, a seguradora classifica ele como veículo sinistrado. Quer saber mais sobre o assunto? Confira alguns detalhes importantes!

Afinal, o que é um carro sinistrado?

Carro sinistrado é o termo usado para se referir a um veículo que sofreu perda total ou foi roubado e o dono precisou acionar o seguro. Nesses casos, a seguradora paga o valor equivalente ao carro, acordado na apólice, e fica com o veículo sinistrado (no caso de roubo, se ele for encontrado), que geralmente vai para pátios do Detran para ser leiloado.

Só pelo fato da seguradora ter tido que pagar o prêmio ao segurado já faz com que aquele veículo seja considerado um carro sinistrado. Nesses casos, o documento do automóvel recebe uma observação no verso, indicando que esse é um carro sinistrado, o que faz com que ele perca valor de mercado, e também que seu dono encontre dificuldades em contratar um seguro.

Tipos de carros sinistrados

É importante saber quais são os tipos de carros sinistrados para entender as decisões da seguradora quando você precisar acionar seus serviços. No total, são 3 os tipos:

  • Pequena monta – quando o dano não é tão grande e o carro pode ser recuperado. Esse tipo de sinistro não é indicado no documento do veículo.
  • Média monta – nesses casos o dano é mediano, e geralmente pode ser reparado, mesmo que custe caro. Sendo assim, o sinistro é informado no documento.
  • Grande monta – são danos maiores ao carro, incluindo perda total, em que o custo do conserto chega a 75% do valor do prêmio. O sinistro também é informado no documento.

Dá para fazer seguro de veículo sinistrado?

Quando o carro sofreu sinistro de pequena monta, o dono do veículo consegue renovar ou fazer um novo seguro. Mas serão levados em consideração diversos dados, incluindo a quantidade de vezes que o seguro foi acionado. Ou seja, provavelmente o valor do seguro e/ou da franquia será mais alto.

No caso de carros com sinistros de média e grande monta, é preciso submetê-los a testes no Inmetro após o conserto, para que o órgão garanta que o veículo está seguro para voltar às ruas. Depois disso, a informação de veículo sinistrado é substituída pelo número do Certificado de Segurança Veicular (CSV) no documento do carro.

Porém, muitas seguradoras se recusam a fazer seguro em carros sinistrados de média e grande monta, por entenderem que, como passaram por muitos reparos, podem vir a dar problema no futuro.

Então, é possível fazer seguro de carro sinistrado, mas isso vai depender da seguradora escolhida, e da avaliação que a empresa vai fazer da situação do carro e do perfil do dono. Não é garantido que a contratação do serviço será aprovada.

Geralmente, quando uma seguradora aceita um carro sinistrado, o prêmio cai para valores entre 70% e 90% da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e o valor da franquia e do seguro tendem a ser mais altos, como citado anteriormente.

Tem um carro sinistrado? Faça a cotação do seu seguro auto aqui na Genial Seguros e saiba qual o valor do serviço para o seu perfil.

avatar autor

Genial Seguros

Cote seu seguro