Thumbnail
2016-06-15 10:08:07

O que fazer em caso de sinistro com o seu carro

O passo a passo que você deve seguir caso precise acionar seu seguro

O sinistro é a ocorrência de qualquer evento previsto no contrato do seu seguro e que deve ser indenizado pela seguradora. Por exemplo, uma batida, um furto, um roubo ou mesmo um incêndio. Se você sofrer um desses infortúnios e tiver direito a cobertura, eis como proceder:

Faça um Boletim de Ocorrência

Comunique a polícia o mais rápido possível sobre o ocorrido com você e seu carro e faça o registro da ocorrência. Se possível, anote o nome, o contato e o endereço de três testemunhas presentes no local do sinistro.

Comunique a seguradora

Entre em contato com a sua seguradora e comunique a sua ocorrência. Descreva o que aconteceu, informando local, horário e as circunstâncias do sinistro. Caso o serviço esteja incluído no seu seguro, a seguradora irá disponibilizar uma assistência 24 horas no local.

É fundamental que você esteja sempre com o contato da seguradora à mão, para fazer Aviso de Sinistro o mais rápido possível.

Isso porque, se a seguradora conseguir comprovar que as consequências poderiam ter sido menores se você a tivesse contatado antes, você pode perder o direito à indenização.

Você será, então, orientado quanto à documentação que deverá ser entregue, como o Boletim de Ocorrência, o documento do carro e cópias do RG, CPF e da carteira de habilitação (CNH).

Mantenha seus documentos sempre em dia. Embora o prazo máximo para regularização e liquidação do sinistro pelas seguradoras seja de 30 dias, atrasos podem ocorrer quando o segurado demora a disponibilizar todos os documentos exigidos.

Genial é contar com um serviço simples e prático na hora de proteger seus bens, seu patrimônio e sua família.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro