Thumbnail
2016-06-15 10:17:27

O que o seguro residencial pode (e deve) cobrir

Conheça as coberturas essenciais e as opcionais mais comuns para você adequar sua apólice às suas necessidades

O seguro residencial é um dos seguros mais importantes que existem e certamente o mais vantajoso. Seu custo é baixo quando comparado ao valor total do bem protegido, que é o principal patrimônio da maioria dos brasileiros: a casa própria.

Fazer um seguro para o seu imóvel é indispensável. Em caso de acidente, ou mesmo roubo, o valor do dano ao seu patrimônio pode ser equivalente a uma pequena fortuna, causando uma perda em muitos casos irreparável.

As coberturas são inúmeras, mas algumas delas são essenciais. Saiba o que seu seguro residencial pode e até deve cobrir:

Coberturas recomendadas (essenciais)

  • Incêndio, Raio e Explosão: cobre os danos causados por fogo. É a cobertura básica.
  • Danos elétricos: cobre danos decorrentes de curtos-circuitos e outros problemas similares.
  • Vendaval: cobre danos decorrentes de ventanias.
  • Responsabilidade Civil: reembolsa danos corporais e/ou materiais causados involuntariamente a terceiros na sua casa, por alguém da sua família ou por empregados que trabalhem no local. Por exemplo, seu filho danificar acidentalmente o carro do vizinho durante uma brincadeira ou uma telha da sua casa cair sobre um pedestre.

Coberturas opcionais normalmente oferecidas

  • Impacto de veículos/aeronaves: danos à residência causados pelo impacto de veículos ou aeronaves. Recomendada para imóveis localizados próximos a aeroportos ou casas localizadas em ruas movimentadas, por exemplo.
  • Roubo: reembolsa o valor de bens valiosos que você possua em casa em caso de roubo.
  • Danos com água: cobre somente pequenos acidentes dentro de casa, como torneiras quebradas ou vazamentos.
  • Vidros: cobre o conserto em caso de quebra de vidros. Recomendado, por exemplo, para quem mora em casa ou andares baixos de ruas movimentadas.
  • Reposição de documentos: fornece ajuda de custo com a reposição de documentos perdidos em incêndio.
  • Despesas com aluguel: cobre despesas com outra moradia, caso seu imóvel esteja temporariamente indisponível por causa de um sinistro coberto. No caso de imóveis alugados, cobre o valor do aluguel que o inquilino deixa de pagar devido à ocorrência de um sinistro.

Seguros residenciais geralmente não oferecem cobertura para alagamento e desmoronamento.

Além das coberturas existentes, os seguros residenciais também costumam oferecer assistências 24 horas, que podem abranger serviços como chaveiro, encanador e até consulta veterinária para seu animal de estimação.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro