Thumbnail
2017-05-18 17:36:42

O que seu seguro de vida quer saber sobre a sua saúde

Saiba que tipo de perguntas você precisa responder sobre a sua saúde antes de contratar um seguro de vida

Para contratar um seguro de vida, você deve, primeiro, responder a uma série de perguntas sobre seus hábitos e seu estado de saúde. Mediante a entrega da chamada Declaração Pessoal de Saúde (DPS), a seguradora poderá estimar o risco e calcular o valor do seu prêmio.

Pessoas mais jovens, saudáveis e com bons hábitos têm menos risco do que pessoas mais velhas, com algum problema de saúde crônico ou grave e maus hábitos, como o tabagismo.

É fundamental responder ao questionário com sinceridade, pois ao mentir, você pode perder a cobertura, deixando sua família descoberta em um momento de dificuldade.

As perguntas variam de seguradora para seguradora. Mas, de forma geral, você deve ser confrontado, mais ou menos, com os seguintes questionamentos:

Idade e sexo: o risco de morte natural aumenta com a idade. No caso da diferenciação por sexo, as mulheres têm mais longevidade que os homens.

Hábitos: a seguradora pode querer saber se você fuma, toma bebidas alcoólicas, ou faz uso de drogas. Pode perguntar ainda se você pratica atividade física habitual e se teve alguma alteração significativa de peso recentemente.

Doenças: a seguradora pode perguntar se você tem ou já teve doenças como câncer, hipertensão, infarto, doenças cardiorrespiratórias, doenças neurológicas ou psiquiátricas, diabetes, doenças da tireoide, se é portador do vírus HIV etc.

Medicamentos e cirurgias: a seguradora pode querer saber se você já fez certos tipos de cirurgia, se faz algum tipo de tratamento médico, se já fez determinados tipos de exames, se faz uso contínuo de medicamentos e quais.

Deficiências e doenças profissionais: você deverá informar se é portador de algum tipo de deficiência em membros ou sentidos (como visão ou audição) e se tem alguma doença em decorrência de atividade profissional.

Prática de esportes radicais ou profissões de risco: praticantes de esportes radicais, como paraquedismo, ou de profissões de risco, como pilotos de avião, devem informar a condição na DPS. Essas atividades aumentam o risco do segurado.

Histórico familiar: histórico de doenças na família e a causa de morte dos pais, se falecidos, também costumam ser pedidos na DPS.

Aqui na Genial Seguros, você precisa responder a algumas dessas perguntas para pedir a cotação on-line do seu seguro de vida. Perguntamos se você fuma, se já fez algum tratamento de saúde, se toma algum medicamento e se já fez cirurgias.

Nós cotamos o seguro de vida para você em diversas seguradoras. Após solicitar a cotação pelo site, um de nossos consultores entra em contato com a melhor proposta.

Peça sua cotação de seguro de vida on-line agora mesmo e proteja a sua família.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros

Cote seu seguro