Thumbnail
2017-03-31 17:27:02

Os carros mais difíceis e caros de consertar de 2016

Citroën C4 Lounge teve o pior índice de reparabilidade entre os carros testados pelo CESVI Brasil; confira os demais veículos difíceis e caros de consertar

O Citroën C4 Lounge foi considerado o carro mais difícil e caro de consertar em 2016, segundo os testes realizados pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil) para a elaboração do Índice CAR Group.

O Índice CAR Group avalia os veículos quanto à sua reparabilidade após uma série de testes. Ele é atualizado todos os meses e, ao final de um ano, os veículos que mantiveram as melhores médias são premiados pelo CESVI Brasil.

Neste outro post, já mostramos os modelos vencedores, liderados pelo Volkswagen Up!. Agora, vamos mostrar os modelos que receberam os piores Índices CAR Group das suas categorias, considerando apenas as categorias que tiveram mais de um veículo avaliado.

Entenda o Índice CAR Group

Para a elaboração do Índice CAR Group, são realizados testes de impacto (crash tests) de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com as normas internacionais.

Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade de reparo. Também é feita uma análise individual das peças envolvidas.

O índice resulta de um cálculo que considera os custos de reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças.

O CESVI é um centro de pesquisa dedicado à segurança viária pertencente ao grupo Mapfre e membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos.

Confira a seguir o ranking dos carros mais difíceis e caros de consertar de cada categoria que teve mais de um modelo avaliado. Quanto maior o Índice CAR Group, pior a reparabilidade.

Hatch compacto: Fiat Novo Palio
Índice CAR Group: 49

Fiat Palio Attractive

Hatch médio: Peugeot 308
Índice CAR Group: 48

Peugeot 308 hatch

Sedan Compacto: Fiat Grand Siena
Índice CAR Group: 43

Fiat Grand Siena

Sedan Médio: Citroën C4 Lounge
Índice CAR Group: 52

Citroën C4 Lounge

Utilitário esportivo: Ford Ecosport
Índice CAR Group: 40

Ford Ecosport

Todas as imagens são de divulgação das montadoras.

Em busca de seguro auto? Peça uma cotação on-line de seguro para o seu carro aqui na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro