Thumbnail
2017-07-17 08:00:01

Os documentos que você precisa para viajar pelo Brasil

Mesmo que você não saia do Brasil, seus documentos precisam estar em dia. Saiba o que providenciar

Quem pretende viajar pelo Brasil nas próximas férias precisa ficar de olho na organização dos documentos. Mesmo que essas viagens não requeiram passaporte, isso não quer dizer que a documentação possa ser negligenciada pelo viajante.

Verifique a documentação que você precisa para viajar seguro:

Documento de identificação com foto

Para viajar para outros estados brasileiros, os viajantes devem ter em mãos um documento de identificação válido com foto, atualizado e em bom estado. Deve ser possível reconhecer o viajante facilmente pela foto.

Servem o RG, a carteira de habilitação (CNH) e a carteira de trabalho (CTPS), originais ou cópias autenticadas.

Em viagens de ônibus interestadual ou em voos domésticos, adolescentes com idades a partir de 12 anos também são obrigados a apresentar o RG original ou cópia autenticada, ainda que estejam acompanhados pelos pais. Somente a certidão de nascimento não basta.

Adolescentes com idade a partir de 12 anos não precisam de autorização para viajar desacompanhados ou com maiores de idade que não sejam seus parentes.

Menores de 12 anos

Quem for viajar pelo Brasil com menores de 12 anos deve levar original ou cópia autenticada da certidão de nascimento ou do RG da criança, além de documentação que comprove a filiação ou seu parentesco com ela.

Crianças que viajam com os pais (ainda que apenas um deles), responsáveis legais ou parentes com grau de parentesco até o terceiro grau (irmãos maiores de idade, tios e avós) não precisam de autorização de viagem para viagens nacionais.

A autorização de viagem, no caso das viagens nacionais, só é necessária quando a criança menor de 12 anos viaja acompanhada de adultos que não sejam seus pais, responsáveis ou parentes até terceiro grau, não importando o meio de transporte.

Assim, se um coleguinha da escola do seu filho vai viajar com você e sua família de carro nas próximas férias, convém levar uma autorização dos pais dessa criança. Para uma viagem de avião, a autorização é imprescindível.

Basta que um dos pais ou responsáveis legais redija e assine uma autorização e reconheça a firma em cartório. Aqui você encontra um modelo de autorização de viagem.

Crianças menores de 12 anos que viajem totalmente desacompanhadas em voos domésticos precisam de uma autorização de viagem judicial, expedida pela Vara da Infância e Juventude.

Para solicitá-la, o pai, a mãe ou responsável legal devem levar certidão de nascimento da criança e um documento de identificação que comprove seu parentesco com ela.

Viagem de carro

Caso vá viajar de carro, você deve levar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Permissão para Dirigir (PPD), além do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Todos os documentos devem ser originais e estar dentro da validade.

Veja como se preparar para fazer uma viagem de carro.

Perda, furto ou roubo de documento

Se você teve algum documento de identificação furtado, roubado ou perdido, você pode viajar com o Boletim de Ocorrência. No caso da documentação para dirigir, é preciso solicitar segunda via ao DETRAN do seu estado.

Não se esqueça dos seguros!

Antes de viajar, não se esqueça de deixar seu carro e sua casa seguros. E, mesmo para viajar pelo Brasil, é uma boa fazer um seguro viagem.

Feche a contratação do seu seguro viagem totalmente on-line, com apenas alguns cliques, aqui na Genial Seguros.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros

Cote seu seguro