Thumbnail
2017-09-15 10:00:28

Os países mais perigosos para turistas em 2017

Saiba quais são os países mais inseguros para turistas, levando-se em conta riscos como terrorismo e homicídios, segundo o Fórum Econômico Mundial

A Colômbia foi considerada o país mais perigoso para turistas em 2017, segundo levantamento do Fórum Econômico Mundial com 136 países. Em seguida no ranking aparecem o Iêmen e El Salvador.

O ranking de segurança faz parte do cálculo do Índice de Competitividade de Viagem e Turismo e baseia-se em dados estatísticos e em pesquisa realizada com homens e mulheres de negócios dos países pesquisados.

A segurança é um dos fatores considerados para calcular o Índice, que também inclui dados sobre serviços e infraestrutura para turistas, recursos naturais e culturais, sustentabilidade, competitividade de preços, saúde e higiene, abertura internacional, entre outros fatores.

O Brasil não ficou entre os dez países mais inseguros, mas obteve uma péssima colocação: 106º lugar, com uma nota de 4,5. O máximo é 7,0. Apesar disso, o Índice de Competitividade de Viagem e Turismo do país não foi ruim. O Brasil ficou em 27º lugar no ranking geral, em grande parte por conta de suas notas altas para recursos naturais e culturais.

Veja a seguir o ranking dos 10 países mais perigosos para turistas em 2017:

Colocação País Nota
136 Colômbia 2,6
135 Iêmen 2,8
134 El Salvador 3,0
133 Paquistão 3,1
132 Nigéria 3,1
131 Venezuela 3,3
130 Egito 3,3
129 Quênia 3,4
128 Honduras 3,5
127 Ucrânia 3,5

Fonte: Fórum Econômico Mundial

O ranking de segurança mensura o quanto um país expõe seus turistas e negócios a riscos de segurança relacionados, principalmente, a sérios danos às pessoas (violência e terrorismo). Crimes menores não são levados em conta.

São avaliados cinco pontos: custos do crime e da violência para os negócios, confiabilidade dos serviços policiais, custos do terrorismo para os negócios, Índice de Incidência de Terrorismo e taxas de homicídio.

As avaliações levam em conta dados estatísticos oficiais e também o Executive Opinion Survey, levantamento feito com milhares de homens e mulheres de negócios dos países pesquisados, que serve como base para o cálculo de uma série de indicadores do Fórum Econômico Mundial. O principal deles é o Índice de Competitividade Global.

Confira o ranking de segurança completo no site do Fórum Econômico Mundial e veja o ranking dos países mais seguros para turistas em 2017.

Faça seu seguro viagem com a Genial Seguros. Peça sua cotação e feche a contratação on-line!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro