Thumbnail
2016-11-09 15:13:03

Os seguros que você não deve deixar de fazer antes de viajar

Vai viajar nas férias? Não se esqueça de contratar esses seguros

Se você está planejando uma viagem para o fim do ano ou para as próximas férias, provavelmente está estimando despesas, cotando passagens, reservando hospedagens e, se for o caso, até comprando moeda estrangeira. Mas e nos seguros, você pensou?

Seguro viagem

O seguro viagem cobre despesas médicas, odontológicas e hospitalares caso o viajante adoeça ou sofra um acidente durante a viagem.

Em quase toda a Europa, o seguro viagem com cobertura de saúde mínima é obrigatório para turistas (veja a lista completa de países que fazem essa exigência). Mas mesmo para viajar para países em que ele não é obrigatório é fortemente aconselhável contratá-lo.

É possível dizer que, ao menos para as viagens internacionais, o seguro viagem é imprescindível.

No exterior, nem sempre o turista tem acesso a sistemas de saúde públicos gratuitos e de qualidade, e a cobrança pelo atendimento pode ser altíssima para quem não tem seguro.

Mesmo para viagens pelo Brasil é bom contratar seguro viagem, principalmente se seu plano de saúde não tiver cobertura para todo o território nacional. Ainda que a cobertura do seu plano seja ampla, as demais proteções do seguro viagem compensam.

Seguros viagem costumam cobrir morte e invalidez por acidente durante a viagem, traslado do corpo, extravio de bagagem e regresso ao país de origem por conta de problemas de saúde ou em razão de doença ou morte de familiar.

É possível contratar coberturas adicionais, como despesas jurídicas e pagamento de fiança, ou seguro saúde para a prática de esportes radicais, essencial para quem vai esquiar, por exemplo.

Em adição a tudo isso, o segurado ainda conta com uma série de assistências, como remarcação de passagem, localização e encaminhamento de bagagens, assistência funeral e orientação e envio em caso de perda de documentos.

Conheça todas as coberturas que os seguros viagem costumam oferecer e contrate seu seguro viagem aqui na Genial Seguros.

Seguro residencial

O seguro residência é um dos mais importantes, pois protege o principal patrimônio da maioria das famílias brasileiras: a casa própria. Seu custo-benefício é o melhor do mercado, pois o prêmio não chega a custar nem 1% do valor do imóvel.

Se você ainda não tem seguro para a sua casa, contrate-o antes de viajar. Com o imóvel fechado e sem moradores, ele fica mais exposto a riscos.

Um pequeno foco de incêndio, que poderia talvez ser controlado se houvesse alguém em casa, pode se tornar uma grande tragédia, além do maior risco de furtos com arrombamento e danos à propriedade.

As coberturas básicas dos seguros residenciais são incêndio, raio e explosão, mas é recomendável também contratar coberturas para danos elétricos, vendaval e responsabilidade civil, que reembolsa danos materiais e/ou corporais causados involuntariamente a terceiros dentro de casa, pelo segurado, alguém da sua família e até empregados.

Entre as proteções adicionais, é possível contratar cobertura para roubo de bens valiosos, impacto de veículos e aeronaves, danos com água, vidros, reposição de documentos perdidos em incêndio e despesas com aluguel em caso de sinistro na residência, entre outras.

O seguro residencial também costuma contar com uma série de assistências, como chaveiro, eletricista, encanador e reparo de eletrodomésticos da linha branca.

Mesmo depois da viagem é importante manter o seguro residencial e continuar protegido. Um acidente em casa pode pôr a perder o patrimônio de uma vida inteira.

Confira as coberturas que os seguros residenciais costumam oferecer e cote já o seu aqui na Genial.

Seguro de veículos ou Carta Verde

Se você planeja uma viagem de moto ou de carro pelo país e ainda não tem seguro para o seu veículo, agora é a hora perfeita para pensar nele.

Veículos são muito expostos a sinistros, então não é uma boa ideia circular habitualmente sem seguro auto, muito menos viajar. Esse seguro cobre reparos ou mesmo a reposição do veículo em situações como roubo, furto, incêndio, acidentes e defeitos.

A cobertura de responsabilidade civil também é importante, para cobrir despesas médicas e até judiciais, caso o segurado provoque um acidente que envolva outros veículos e faça vítimas.

Trata-se de uma cobertura complementar ao DPVAT, cujo valor de cobertura pode ser muito baixo.

Para quem vai viajar de carro para países do Mercosul, é obrigatório contratar o seguro Carta Verde, específico de responsabilidade civil.

Ele cobre danos físicos e materiais a terceiros em acidentes provocados pelo proprietário ou motorista de um veículo matriculado em um país diferente daquele onde o acidente ocorreu.

Assim, se você bater no carro de um morador do país de destino com seu veículo brasileiro, o seguro Carta Verde cobrirá os danos ao motorista local.

Saiba tudo sobre o seguro Carta Verde e contrate o seu na Genial Seguros.

Conheça também as coberturas do seguro auto e faça uma cotação na Genial Seguros.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro