Thumbnail

2016-11-03 16:36:45

Por que seguros são fundamentais no planejamento financeiro

Você é certinho com as finanças, mas se esqueceu dos seguros? Pois saiba que eles protegem exatamente tudo que você conquistou com tanto suor

Quando se fala em planejamento financeiro, as primeiras coisas que vêm à nossa mente são coisas como gastar menos do que ganha, montar orçamento, poupar, investir e juntar dinheiro para realizar nossos sonhos: comprar casa, carro, viajar, ter uma aposentadoria confortável.

Mas, sem dúvida, a última coisa em que pensamos é em seguros. Muitas vezes, ao fazer o nosso planejamento financeiro, nos esquecemos deles.

Seria por que eles nos obrigam a pensar em coisas que julgamos terríveis? Destruir nosso carro num acidente, ter a casa incendiada ou invadida por bandidos, a possibilidade de uma invalidez ou da nossa própria morte?

Ou seria por que achamos que fazer seguro é “jogar dinheiro fora”? Afinal, estamos abdicando de consumir várias coisas para economizar e poupar com disciplina. Para que ter mais uma despesa para nos proteger de algo que pode ser improvável e nunca acontecer?

Só que não devemos nos proteger de algo apenas com base na probabilidade de sua ocorrência, mas também com base na gravidade das suas consequências.

Seguro protege seus bens e investimentos

Os seguros protegem justamente tudo aquilo que você lutou muito para conseguir. Após passar anos trabalhando, abdicando de consumir para economizar, poupando e investindo, chega a hora de proteger o patrimônio que você conquistou.

Contratar seguros é, portanto, uma etapa fundamental do seu planejamento financeiro.

Já pensou trabalhar a vida inteira para comprar a casa própria, o maior patrimônio da maioria das famílias brasileiras, e depois perdê-la num incêndio e não ter dinheiro para reconstruí-la ou comprar outro imóvel?

E que tal juntar dinheiro por anos para comprar um carro zero, ele ser roubado e você ficar a pé porque não tem recursos para comprar outro?

Mesmo que você tenha dinheiro guardado, investido em aplicações financeiras, o seguro serve justamente para evitar que você precise mexer nessas reservas caso ocorra algum problema.

Por exemplo, imagine poupar diligentemente para a aposentadoria, mas precisar gastar toda a sua poupança antes da hora por conta de uma invalidez ou doença grave? Ou precisar mexer na reserva da faculdade do filho porque você bateu com o carro?

Isso sem falar no planejamento do futuro dos seus filhos. A maioria de nós quer deixar alguma coisa para eles após nossa partida, mas e se não der tempo de formar todo o patrimônio que desejamos?

O seguro não protege apenas os bens que conquistamos após anos de poupança, mas também a poupança em formação. É uma proteção completa para o patrimônio.

Por isso, não negligencie os seguros. Encaixe o valor do prêmio no seu orçamento na hora de fazer o planejamento financeiro e fique protegido.

Ficou interessado? Cote seus seguros com a GENIAL Seguros! Temos seguro auto, seguro residencial, seguro de vida e seguro viagem.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.