Thumbnail

2017-11-16 13:32:52

Quero cancelar o seguro. Basta parar de pagar o prêmio?

Inadimplência pode motivar o cancelamento do seguro, mas não é o caminho mais vantajoso para o segurado

Uma das razões que motivam o cancelamento de uma apólice de seguro é a falta de pagamento do prêmio. Mas isso não quer dizer que simplesmente parar de pagar as parcelas do seguro seja a melhor forma de cancelar a apólice. Neste post, você vai entender por quê.

Já vimos aqui no blog os motivos que costumam levar ao cancelamento de uma apólice de seguro. O cancelamento pode, por exemplo, ser feito por iniciativa do segurado a qualquer tempo.

A inadimplência também pode ocasionar o cancelamento. Se o segurado atrasa o pagamento de uma parcela do prêmio, a seguradora ou o corretor de seguros deve, primeiro, entrar em contato para alertá-lo.

O segurado manterá as coberturas, mas receberá um prazo para regularizar a situação. Caso ele permaneça inadimplente, a seguradora pode cancelar a apólice.

Este tipo de inadimplência não leva o segurado a ficar com o nome sujo, pois o contrato deixa de valer após o cancelamento das coberturas.

Cancelamento por inadimplência não tem ressarcimento

Se o segurado deseja cancelar o seguro, pode achar que simplesmente parar de pagar as parcelas do prêmio é a melhor saída.

Mas o melhor método é solicitar o cancelamento à seguradora, pedindo um endosso de cancelamento na apólice.

Isso porque, ao parar de pagar e deixar para lá, o segurado não tem nenhum tipo de ressarcimento. Ele simplesmente perde as coberturas e tudo que pagou.

Ao pedir o endosso de seguro, o segurado passa a ter direito à restituição de parte do prêmio já pago, pelo tempo, até o vencimento da apólice, em que ele não estará mais coberto.

Ou seja, para o segurado que quer cancelar sua apólice, o mais vantajoso é ser proativo.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros