Thumbnail
2017-09-27 12:29:32

Rastreador de veículos é opção para quem não pode fazer seguro

Rastreador de veículos é equipamento de segurança que aumenta as chances de recuperar carros e motos em caso de roubo ou furto

O rastreador de veículos é um dispositivo de segurança que auxilia na recuperação de carros e motos em caso de roubo ou furto.

Algumas seguradoras obrigam os clientes a instalarem rastreadores nos veículos a serem segurados, a fim de correrem menos risco nos seguros auto e seguros de moto.

Nesse caso, elas devem pagar pela instalação do dispositivo, que fica com o segurado apenas enquanto ele for cliente daquela seguradora.

Mas alguns seguros não obrigam à instalação de rastreador. Nesse caso, o segurado pode optar por instalá-lo por conta própria para tentar baratear o prêmio do seu seguro.

O rastreador, entretanto, pode ser também uma alternativa mais em conta para quem não pode, por algum motivo, contratar um seguro.

Por exemplo, aqueles donos de veículos que têm dificuldade de serem aceitos pelas seguradoras, como os carros blindados e antigos. Ou ainda aqueles que estão sem dinheiro para pagar um seguro no momento.

Rastreador com ou sem seguro

É claro que apenas instalar um rastreador deixa o veículo desprotegido de uma série de riscos, como defeitos, colisões e incêndio. Além disso, em caso de roubo ou furto, não há qualquer pagamento de indenização. Se por acaso o veículo não for recuperado, não será reposto; e se for recuperado batido ou danificado, não haverá qualquer indenização para conserto.

Mesmo assim, já é alguma segurança, por um preço bem menor do que o de um seguro auto ou de moto. Há chances de recuperar o veículo sem danos ou apenas com danos leves, o que é melhor do que nada. Especialmente para quem mora em regiões onde os índices de roubo e furto são elevados.

Mas alguns rastreadores são comercializados junto com um seguro de cobertura mais enxuta que os seguros veiculares convencionais. As empresas que vendem os rastreadores por vezes fecham parcerias com seguradoras para oferecer algum tipo de indenização para certos tipos de sinistro.

A configuração mais comum é oferecer, junto com a instalação do rastreador, um seguro com cobertura para roubo e furto.

Seguro para terceiros também aumenta a segurança

A instalação do rastreador pode ainda ser combinada, por exemplo, com a contratação de um seguro para terceiros, que é como é conhecido o seguro de Responsabilidade Civil Facultativa para veículos. Já falamos sobre ele neste outro post.

O seguro para terceiros cobre indenizações que o segurado possa precisar pagar às vítimas de um acidente provocado por ele. Por exemplo, as despesas com saúde de alguém que tenha se ferido ou o conserto dos carros dos outros motoristas envolvidos. Afinal, as vítimas têm o direito de cobrar o causador do acidente, e podem até mesmo levá-lo à Justiça.

Ambas são alternativas mais baratas que um seguro veicular de cobertura compreensiva, não estão condicionadas ao modelo e ano do veículo segurado e não deixam o motorista totalmente desprotegido.

Rastreador na Genial Seguros

Aqui na Genial Seguros oferecemos a contratação do rastreador da Ituran, líder mundial nesse tipo de equipamento. Há opções com radiofrequência para carros e motos, e a contratação pode ser feita diretamente pelo nosso site.

Nosso produto vem com um seguro para roubo e furto, que indeniza o segurado no valor contratado da Tabela Fipe se, mesmo com o rastreador, o veículo não for recuperado. Caso o veículo seja recuperado, o segurado tem direito à indenização integral em caso de perda total. Se os eventuais danos não configurarem perda total, porém, não há cobertura para o conserto.

Saiba quais são as situações que configuram perda total de um veículo.

Ficou interessado em instalar um rastreador? Peça já um orçamento aqui na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro