Thumbnail
2017-04-19 18:41:01

Roubo ou perda total de veículo permite restituição do IPVA

Roubo, furto ou perda total de carros e motos roubados permitem ao proprietário reaver IPVA pago na maioria dos estados do Brasil

Quem tem o veículo roubado, furtado ou sofre perda total pode pedir a restituição do IPVA pago na maioria dos estados brasileiros.

Em alguns estados só é possível recuperar o IPVA pago proporcional ao tempo em que o proprietário de fato fica sem o veículo.

Isto é, se o carro é roubado no fim de março e recuperado no início de junho, o proprietário só consegue recuperar o IPVA referente aos meses de abril e maio.

Em outros estados, é possível recuperar o IPVA proporcional ao tempo que falta até o próximo exercício, mesmo no caso de veículos roubados ou furtados que são recuperados.

As regras podem variar de estado para estado. Mas, normalmente, vale o seguinte: em caso de veículo roubado ou furtado e recuperado no mesmo ano, deve-se entrar com o pedido assim que o veículo é recuperado; em caso de perda total ou veículo não recuperado, deve-se entrar com o pedido no ano de exercício seguinte. É fundamental fazer o boletim de ocorrência.

Para saber como recuperar o IPVA pago de um veículo que foi furtado, roubado ou sofreu perda total, entre em contato com a secretaria de fazenda do seu estado.

Saiba o que caracteriza a perda total de um veículo.

Seu veículo ainda não tem seguro? Cote já seu seguro auto ou seguro de moto aqui na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros

Cote seu seguro