Thumbnail
2017-10-11 08:00:53

Seguro de carro novo tem benefícios; saiba como garanti-los

Carros novos, 0km, contam com algumas vantagens na contratação do seguro auto. Confira as dicas para não perder seus benefícios

Os carros novos contam com dois ótimos benefícios no seguro auto: a garantia zero quilômetro e a dispensa de vistoria. Entretanto, para garantir essas duas vantagens, é fundamental tomar alguns cuidados, pois elas podem ser perdidas se você der bobeira.

Esses cuidados, aliás, são importantes não só para fazer valer seus direitos como dono de um zero quilômetro, como também para não correr riscos desnecessários com seu carro novo.

Garantia zero quilômetro

A garantia zero quilômetro é uma cobertura válida para carros novos que garante que, caso seu veículo sofra um sinistro que dê direito à indenização integral, seja usado como valor de referência o valor de novo do carro.

Em outras palavras, o segurado receberá, como indenização, o valor de um carro zero quilômetro do mesmo modelo que o que sofreu o sinistro, segundo a Tabela Fipe.

Isso é um benefício porque, assim que um carro sai da concessionária, ele já é considerado usado e começa a depreciar. Se o sinistro ocorre um mês após a compra, o valor daquele veículo já não é mais o mesmo de um zero quilômetro, mas sim um pouco menor.

Para o cálculo do valor da indenização integral em uma apólice de seguro auto, geralmente utiliza-se como valor de referência o valor daquele modelo e ano de veículo segundo a Tabela Fipe do mês do pagamento da indenização. Já falamos, neste outro post, sobre as formas de se calcular o valor da indenização integral de veículos.

A garantia zero quilômetro, portanto, garante que, durante um certo tempo, o segurado receba como indenização integral, em caso de sinistro, o valor de novo do veículo, mesmo ele não sendo mais considerado novo.

A garantia zero quilômetro deve ser de, no mínimo, 90 dias. Pode ser possível contratar uma extensão dessa garantia na hora de fazer o seguro.

Saiba em que situações o seguro auto paga indenização integral.

Dispensa de vistoria

Ao contratar um seguro para o seu carro, o motorista precisa submetê-lo a uma vistoria, para que a seguradora verifique se o veículo tem problemas prévios e entenda o risco ao qual está se expondo.

Se o carro for zero quilômetro, não é preciso submetê-lo a essa vistoria. Afinal, se ele está saindo novinho da concessionária, a seguradora assume que ele não passou por nenhum problema anterior que possa elevar seu risco.

Como não perder esses benefícios

Para garantir esses benefícios, você deve tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, faça o seguro auto antes de tirar o carro novo da concessionária. A partir do momento em que você tira o veículo da loja, ele não é mais considerado zero quilômetro.

Fora que, se você deixar para fazer o seguro auto depois, pode ocorrer um sinistro entre a retirada da loja e a entrada em vigor do seguro. Um dia é o suficiente para acontecer um sinistro que comprometa totalmente o seu patrimônio.

O mesmo raciocínio vale para quem está trocando de carro e vai fazer um endosso de seguro. O endosso serve para você trocar o veículo segurando numa apólice já vigente. Faça a troca após entregar o carro antigo e antes de retirar o novo, para não deixar nenhum dos dois descobertos em caso de sinistro.

Em segundo lugar, você precisará enviar para a seguradora a nota fiscal com o carimbo com a data de saída do veículo da concessionária. Este é o documento que comprova, para a seguradora, que o carro era de fato zero quilômetro quando o seguro começou a valer.

Precisando fazer um seguro para o seu carro? Peça uma cotação on-line com a gente aqui na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros

Cote seu seguro