Thumbnail
2016-10-24 17:49:22

Usa botijão de gás? Fique atento a esses cuidados

Siga essas medidas de segurança para evitar vazamentos, explosões e incêndios em casa

Se você usa botijão de gás em casa, deve seguir uma série de normas de segurança para evitar vazamentos e acidentes como explosões e incêndios. Confira as dicas:

Não exponha seu botijão a uma temperatura superior a 50 graus Celsius

– Não conecte acessórios como fogareiros, lampiões e outros tipos de queimadores diretamente na válvula do botijão. Isso pode derreter o plugue-fusível e causar um incêndio.

– Mantenha o botijão a uma distância de, no mínimo, 80cm do fogo.

Armazenamento e instalação

– Nunca deite ou vire o botijão.

– Não faça extensões na mangueira de gás, juntando várias delas.

– Coloque os botijões sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento. Jamais os ponha em locais fechados, como armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc. Se possível, coloque-os do lado de fora da casa, em local protegido do mau tempo.

– Mantenha o botijão a uma distância mínima de 1,50m de tomadas, interruptores e outras instalações elétricas.

– Mantenha o botijão a uma distância mínima de 1,50m de ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais, podendo provocar um acidente na presença de uma chama ou faísca.

– Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.

No dia a dia

– Feche o registro do gás do botijão quando não estiver utilizando o fogão.

– Não cubra o botijão com panos ou plásticos, nem deixe materiais que podem pegar fogo, como panos de prato, próximos ao fogão e ao botijão.

Compra

– Abasteça o botijão somente com empresas credenciadas.

– Verifique o estado do botijão ao recebê-lo. Ele não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer dano. Se houver dúvida quanto ao seu peso ou qualidade, peça para trocá-lo.

– Fique sempre de olho na validade da mangueira e do regulador de pressão e use apenas produtos com certificação do Inmetro (NBR).

– No ato da compra, confira se a marca estampada em relevo no botijão é a mesma do lacre e da etiqueta. Recuse botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou violado (quebrado ou solto). Verifique também se o botijão vem com etiqueta de instruções.

Troca do botijão

– Quando a alimentação dos queimadores do fogão estiver insuficiente, provavelmente o gás acabou. Não tente forçar a saída de gás.

– Antes de trocar o botijão, certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estão desligados.

– Nunca faça a troca em presença de chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de calor.

– Nunca role o botijão. Transporte-o sempre na vertical.

– Use apenas as mãos. Não utilize ferramentas como martelo ou alicate.

– Antes da troca, aproveite também para verificar as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando sempre o prazo de validade.

– Após a instalação, passe espuma de sabão ao redor da conexão da válvula de saída de gás/regulador de pressão. Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento persistir, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Se ainda assim o vazamento continuar, leve o botijão para local ventilado, deixe o regulador desconectado e chame a assistência técnica.

Fonte das informações: Liquigás e Proteste

Quer a sua casa sempre segura? Veja mais dicas sobre como prevenir incêndios em casa e faça uma cotação de seguro residencial na Genial Seguros!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro