Thumbnail
2016-06-15 11:11:02

Vai dirigir por aí? Proteja-se em caso de danos a terceiros

Seguro de Responsabilidade Civil cobre despesas médicas e materiais de vítimas de acidentes provocados pelo segurado

Muitos seguros de carro oferecem uma cobertura chamada Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), que indeniza o segurado em caso de danos a terceiros. Também é possível adquirir essa cobertura isoladamente, como um seguro em separado.

A cobertura de RCF-V garante reembolso de prejuízos materiais, corporais ou morais a outras pessoas, reduzindo a probabilidade de potenciais ações judiciais contra o segurado.

Muita gente não vê essa cobertura como fundamental, devido à existência do DPVAT, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

O DPVAT é um seguro obrigatório que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas motoristas, passageiros ou pedestres.

Mas ele cobre apenas morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares. Os limites dos valores das indenizações também são baixos: 13.500 reais em caso de morte ou invalidez permanente e 2.700 reais em caso de despesas médicas e hospitalares.

Acontece que, se você for responsável por um acidente, o custo das despesas médicas das demais vítimas pode ser bem maior. Fora os pedidos de indenização por danos morais que você pode receber.

Além disso, você pode causar danos aos veículos de outras pessoas. Imagina bater em um carro importado de 100 mil reais?

É por isso que a cobertura RCF-V é extremamente importante. Lembrando que não há cobertura caso o condutor esteja dirigindo sem carteira de habilitação (CNH) válida ou esteja sob efeito de drogas ou álcool.

Procurando um Seguro Auto? Faça uma simulação agora mesmo.

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro