Thumbnail
2016-10-14 16:32:59

Vai viajar de carro pelo Mercosul? Este seguro é obrigatório

Saiba como contratar o seguro Carta Verde, que cobre danos a terceiros em caso de acidente

Brasileiros que viajam de carro para Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile (país associado ao Mercosul) são obrigados a contratar o seguro Carta Verde para dirigir nesses países.

A obrigatoriedade vale também para aqueles que moram em cidades que fazem fronteira com os países platinos e costumam circular por eles com seu veículo.

O seguro Carta Verde é um seguro de responsabilidade civil que lembra um pouco o nosso DPVAT. Ele cobre danos físicos e materiais a terceiros em acidentes de carro causados por um proprietário ou motorista de veículo matriculado em outro país.

Assim, se um motorista brasileiro provocar um acidente de trânsito em Buenos Aires e ferir e/ou danificar o carro de um argentino, o seguro Carta Verde garantirá a cobertura desses danos.

O seguro Carta Verde foi instituído por uma resolução do próprio Mercosul em 1994. O Brasil também o exige de estrangeiros que estejam dirigindo por aqui com seus veículos.

Coberturas

– Morte, danos pessoais e despesas médico-hospitalares de terceiros;
– Danos materiais de terceiros;
– Honorários advocatícios e custas judiciais, desde que o advogado de defesa seja escolhido pela seguradora e tenha previamente acordado o valor dos honorários com a companhia.

Valores mínimos de cobertura:

– 40 mil dólares por pessoa – danos corporais, morte, despesas médico-hospitalares e/ou invalidez permanente;
– 20 mil dólares por pessoa – danos materiais.

A cobertura de danos corporais pode atingir um valor total máximo de 200 mil dólares e a de danos materiais, de 40 mil dólares.

A cobertura para honorários advocatícios e custas judiciais não entra neste bolo e está sujeita ao limite de até 50% do valor da indenização paga ao segurado.

Como contratar

Você pode contratar um seguro Carta Verde em uma seguradora brasileira, desde que ela tenha convênio com seguradoras do país de destino.

Aqui na Genial Seguros oferecemos seguro Carta Verde de duas seguradoras, ambas com cobertura para Argentina, Paraguai e Uruguai e uma delas com cobertura para o Chile. Faça uma cotação!

avatar autor

Julia Wiltgen

Jornalista responsável pelos artigos da Genial Seguros até 24/11/2017.

Cote seu seguro