SEGURO RESIDENCIAL

Por que fazer um seguro residencial?

Proteção completa

Protege contra incêndio, roubo e danos elétricos, além de outras coberturas adicionais.

Cobertura adicional

Com o seguro residencial, você pode se hospedar em um hotel caso tenha que sair da residência.

Tranquilidade de sua família

O seguro residencial pode ajudar a equilibrar as finanças familiares, no caso de morte ou invalidez.

Assistência técnica

Serviços adicionais e assistência técnica de aparelhos, chaveiro ou encanador.

É bom saber

Seguro Residencial não é um luxo, é uma necessidade. A maioria das empresas que fazem a hipoteca, por exemplo, não emprestam ou financiam uma operação de imóveis, a menos que o comprador apresente uma cobertura de seguro Residência.

Seguro Residência

O seguro residência cobre principalmente incêndios, explosões e roubos. Além disso, pode abranger diversas coberturas opcionais, tais como vendaval, enchente e impacto de veículos. E pode também contar com assistência técnica de eletrodomésticos.

Seguro Prestamista ou Seguro Habitacional

O Seguro Prestamista, também conhecido como Seguro Habitacional, cobre apenas o dano físico à construção, não cobre o patrimônio dentro do imóvel. Quita o saldo do crédito imobiliário na hipótese de morte ou invalidez (às vezes pode cobrir casos de desemprego temporário).

Por se tratar de um seguro que protege o patrimônio mais caro para a maioria das pessoas, pode-se considerar o Seguro Residência uma necessidade. Existem algumas formas de economizar no seu seguro, mas também há algumas coberturas que consideramos indispensáveis. Confira as coberturas recomendadas pela Genial Seguros:

Seguro Residência
  • Incêndio/Raio/Explosão: Cobertura para danos causados por fogo
  • Danos elétricos: Cobertura para danos decorrentes de curto-circuito e semelhantes
  • Vendaval: Cobertura para danos decorrentes de vento
  • Responsabilidade Civil Familiar: Garante reembolso por danos corporais e/ou materiais causados involuntariamente a terceiros em sua casa, por alguém de sua família ou por empregados que trabalhem no local. Um exemplo seria o seu filho danificar o carro do vizinho, ou uma telha da casa cair sobre um pedestre.
  • Cobertura de roubo e furto qualificado de bens: Garante, até o Limite Máximo de Indenização contratado, as perdas e danos aos BENS (conforme Cláusula Bens Cobertos) existentes no imóvel segurado, bem como os danos materiais ocorridos durante a sua prática ou simples tentativa, inclusive os causados ao prédio, decorrentes de:
    • subtração cometida mediante ameaça direta ou emprego de violência contra o segurado, seus familiares e empregados.
    • subtração cometida mediante arrombamento de portas, janelas, vitrôs, telhados, grades e paredes do local do risco, desde que, tenham deixado vestígios materiais evidentes, ou tenha sido constatado por inquérito policial.
Coberturas para o seu caso

De acordo com suas necessidades, coberturas específicas irão garantir a sua proteção:

  • Casa própria financiada: Seguro Prestamista para crédito imobiliário. Ele garante, no caso de uma eventualidade, a quitação do empréstimo;
  • Casa alugada: Seguro Fiança Locatícia. Ele garante o pagamento do aluguel ao proprietário, na ausência de fiador ou de garantia bancária. Em alguns casos o pagamento ficará por conta da seguradora, no entanto em outros ela tentará recuperar do segurado o valor pago.
  • Casa: Custo total de substituição. Ele deve equivaler ao valor de reconstrução de toda a casa em caso de um desastre.
  • Apartamento: Cobertura apenas para reconstrução das partes não-estruturais. Isso porque as partes estruturais já devem ser asseguradas pelo condomínio.

O Seguro Residência possui diferentes coberturas opcionais, que podem ser contratadas de acordo com as suas necessidades. Veja abaixo as principais.

  • Impacto veículos/aeronaves: Danos à sua residência causados pelo impacto de um veículo ou de uma aeronave.
  • Roubo de bens: Garante reembolso de bens valiosos que você possui em sua casa. Caso você tenha uma renda alta e possua poucos itens de valor na casa, provavelmente essa cobertura não seja necessária.
  • Danos com água dentro da casa: Cobre somente pequenos acidentes, como uma torneira quebrada ou vazamentos.
  • Vidros: Cobre o conserto em caso de quebra dos vidros. É recomendado para quem mora em andares baixos de ruas movimentadas.
  • Reposição de documentos: Fornece ajuda de custo com a reposição de documentos, caso sejam perdidos em um incêndio. Normalmente possui um valor limitado de cobertura.
  • Despesas com aluguel: Cobre despesas com outra moradia, caso seu imóvel esteja temporariamente indisponível por causa de um sinistro coberto. Ou ainda, cobre o valor do aluguel caso seu inquilino não efetue o pagamento devido à ocorrência de um sinistro.

Algumas coberturas são difíceis de se encontrar no mercado brasileiro, pois poucas seguradoras aceitam os tipos de risco cobertos. Recomendamos que pense se elas são muito importantes para você, já que encarecem bastante o preço do seguro, além de poucas seguradoras oferecerem esse serviço. Os principais riscos são de desmoronamento e alagamento.

Além das coberturas de seguro existentes, muitas seguradoras tornam seus produtos mais atrativos por meio de serviços adicionais que trazem mais conforto e conveniência aos segurados. Exemplos desses serviços são o Check-up preventivo da casa e a Assistência 24 horas, que pode abranger serviços de chaveiro,encanador e até consulta veterinária para o pet.

Em caso de dúvidas sobre quais coberturas de Seguro Residência são importantes para você, conte com a Genial Seguros para ajudá-lo. Entre em contato!

Algumas seguradoras oferecem descontos aos clientes que possuem diferentes seguros com a mesma companhia, como Seguro Auto e Seguro Residência. Procure cotar seus seguros com a mesma empresa, você pode economizar bastante com isso!

Um alarme monitorado por uma central ou ligado diretamente a uma delegacia de polícia poderá ajudar a diminuir o valor do seu Seguro Residência em até 5%. Para obter o desconto, você deve apresentar à seguradora o contrato ou um comprovante de pagamento da central de monitoramento.

Ao contratar o Seguro Residência, é importante seguir alguns passos para reduzir significativamente a duração do processo de sinistro e garantir que você não sairá lesado.

  • Saiba o que o seu seguro cobre. É essencial saber contra que tipo de adversidades o seguro contratado proteje. A maioria dos seguros residenciais cobrem contra roubo incêndio e danos elétricos, mas existem coberturas adicionais para enchente e impacto de veículos, por exemplo.
  • Declare os bens de maior valor que possui no imóvel e guarde as notas fiscais digitais em um local seguro. Dessa forma você consegue provar a existência dos itens em sua casa e garantir a proteção deles em caso de sinistro.
  • Sua família deve saber do seguro. É importante também que seus familiares tenham conhecimento de seu Seguro Residência assim como da localização dos seus documentos, possuindo uma cópia de todos eles. Atualize esse inventário sempre que necessário, para que a eventual indenização seja proporcional ao prejuízo real.